
O Grupo Severinas vem desenvolvendo atividades em várias comunidades vulneráveis de Salvador. O nosso maior propósito é sensibilizar a sociedade sobre a violência contra contra a mulher no sentido de denunciá-la e combatê-la.
Em vários momentos destas atividades encontramos mulheres que denunciam o que sofreram ou ainda sofrem dentro de casa; essas mulheres não sabem a quem recorrer, não encontram apoio na família e na comunidade onde vivem, e ainda, muitas vezes, continua a viver com o agressor. Nós, Severinas, indicamos a estas mulheres a melhor forma de se libertar da situação de violência em que vivem. Não é fácil, pois nem sempre as vítimas querem denunciar seus agressores por serem pais de seus filhos ou mesmo o provedor da família.
Pensando nesta última questão, tencionamos criar projetos para a capacitação destas mulheres; porém, não perdemos de vista a sensibilização dos seus direitos humanos e de cidadã.
As Severinas são solicitadas em eventos dos mais variados públicos e camadas sociais, demonstrando quanto a sociedade baiana carece de informação e sofre com este crime, sim, porque violência contra a mulher é crime. Está na lei n. 11.340, a Lei Maria da Penha. Logo em seu primeiro Artigo, a Maria da Penha diz: Art. 2 - Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.
Basedas neste princípio lutamos contra a violência à mulher, lutamos pelo nosso empoderamento e pela defesa dos direitos humanos das mulheres. Somos feministas, somos mulheres e acreditamos que uma sociedade justa é aquela onde a mulher pode transitar livremente em todos os seus espaços, sem preconceitos, sem medo, sem violência.
3 comentários:
Parabéns!!!
Sucessos!!!
Compromisso!!!
Luta!!!
Abraços.
Severinas, todas nós estamos de parabéns e muito orgulhosas desta nossa caminhada que só mostra triunfos para nós. Beijossss de Luz, Elisângela Trigo - uma Severinas com muito orgulho
ANDEI DANDO UMA "ESPIADA" E...SUCESSOS MENINAS!!!!
Abração,
Eva Borges
Postar um comentário